Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Pronatec inicia turmas em Várzea Grande
Em: 22/03/2012 às 16:24h por Seduc-MT

“Espero ter bastante aprendizado”. O objetivo da estudante Tatiane Santos, aluna do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Maria da Cunha Bruno, é o mesmo dos 120 estudantes que iniciaram na tarde desta quarta-feira (21.03) as aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, na unidade do Senai, em Várzea Grande. Além dos participantes, a aula inaugural contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e da Assessoria Pedagógica do município.

Na ocasião foram iniciadas três novas turmas dos cursos de mecatrônica, segurança do trabalho e eletromecânica, com duração de dois anos, destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de Várzea Grande. Neste primeiro dia de aula, os alunos conheceram os professores e acompanhados dos educadores visitaram os laboratórios e salas de aula da unidade.

O estudante Diego Amorim, 15, é um dos 45 matriculados no curso de mecatrônica e, segundo ele, o curso servirá para “aprender mais coisas sobre a futura profissão”. O adolescente cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior “Jaiminho”, no bairro Tarumã.

Outra unidade que esteve representada foi a Escola Estadual Elmaz Gattaz Monteiro, do bairro Ipase, em Várzea Grande. Segundo a estudante Aline da Silva (3º ano), a maioria de seus colegas efetuou a matrícula no Pronatec. “Esse programa é muito bom, principalmente para quem não pode pagar”, declara.

Vagas disponíveis

Segundo os organizadores do Programa, cerca de 120 vagas estão disponíveis até a próxima segunda-feira (26.03), para que sejam iniciadas outras cinco turmas. Entre elas eletrotécnica, que será ofertada no período vespertino e às demais (segurança do trabalho, mecânica, logística e automação) no período matutino.

Segundo a coordenadora do Pronatec na Seduc, Elissandra Vaz Santos, as vagas ainda estão disponíveis por falta de conhecimento dos estudantes sobre as atividades desempenhadas nos cursos. A área de automação, por exemplo, possui um amplo mercado de trabalho na indústria e poucas vagas preenchidas.

“A automação compreende a eletrotécnica, a hidráulica e comandos elétricos. Nesse curso o aluno aprende a trabalhar com os softwares, se tornando um profissional muito requisitado no mercado de trabalho”, explicou o gerente do Senai/VG, José Barbosa Batista.

Os interessados em participar devem inicialmente preencher a ficha de cadastro presente em todas as escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. Posteriormente, devem se dirigir à Assessoria Pedagógica do município e efetuar a matrícula na unidade do Senai, no bairro Cristo Rei, munidos com comprovante de endereço, documentos pessoais e o encaminhamento fornecido pela escola.

Elissandra ainda ressalta que para o segundo semestre de 2012, o Pronatec ampliará de 26 para 80 municípios, disponibilizando 16.000 vagas em todo o Estado. “Até hoje possuímos 5.000 matrículasefetuadas, o objetivo é expandir esse número ainda neste ano”, declara a coordenadora.

Outras informações sobre o Pronatec podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-6318, na Seduc.

 

 
 
 
PRONATEC-MT - Cursos Técnicos Subsequentes
VER OUTROS VIDEOS