Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Estágio abre o mercado de trabalho para estudantes de cursos técnicos
Em: 29/06/2011 às 10:09h por Unecom - Sistema Fiemt

Foto

O mercado de trabalho mudou e estagiar se tornou um desafio capaz de assegurar uma boa vaga depois de conquistar o diploma. O foco de estudantes, atentos para o crescimento de setores e da economia, definiu que mostrar o potencial dentro de empresas por meio do estágio deixou de ser somente via ensino superior e deu lugar para o ensino técnico, com a durabilidade de 02 anos, teor prático e a certeza de carteira assinada e independência financeira.

A empregabilidade de quem tem um diploma técnico vem aumentando em áreas como informática, construção civil, logística e mecânica, aquecidas com o fortalecimento industrial e a abertura de postos de trabalho que necessitam de mão de obra capacitada e com habilidades para mostrar resultados práticos em curto prazo. Investir em um colaborador de formação específica, com conhecimento técnico direcionado, se tornou uma busca constante que já começa por quem está estagiando.

Identificar estes talentos e abrir caminho para quem pretende ingressar no mercado de trabalho é papel fundamental do Instituto Euvaldo Lodi (Iel-MT), que encaminha todos os anos milhares de estudantes de nível superior, técnico e médio com o objetivo de apontar vagas em potencial, direcionar e incentivar alunos a começar o primeiro estágio com o pé direito.

Para quem escolhe cursar o ensino técnico o período de estágio é obrigatório, mas esta exigência pode significar uma boa oportunidade para o aluno que se dedica. Empresas de Mato Grosso conscientes da importância desta etapa e com meta de recrutar futuros profissionais técnicos tem oferecido estágio supervisionado também aos finais de semana para alunos que não podem cumprir esta etapa durante o horário comercial.

Com a certeza que pode sair do estágio com a carteira assinada, a estudante Tatiane Nunes no 3º módulo do curso de Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), é estagiária do Iel-MT em uma indústria de embalagens e já colhe o resultado da dupla jornada. “Já defini qual área de atuação que tenho mais afinidade de acordo com o que aprendo na teoria e aplico no estágio. Me sinto mais segura com a carreira que escolhi,” conta.

Estudantes que entendem que uma carreira profissional deve passar pelo estágio ganham mais experiência e segurança para executar atividades e alavancar o potencial produtivo no ramo em que decidem atuar. Uma dica do Iel-MT é que em qualquer nível de formação é importante que o estagiário busque outros cursos como idiomas e informática. Existem muitas vagas no mercado, mas é preciso ter empenho e qualificação para agarrar uma delas.

Jornada de Estágio –
Nos dias 20 e 21 de julho, o Senai-MT realiza nos municípios de Rondonópolis e Sinop, a 2º Jornada de Estágio. O evento terá uma programação de palestras direcionadas para orientar e tirar dúvidas de estudantes de cursos técnicos sobre o período de estágio. O Iel-MT participará ministrando palestras neste encontro que tem a missão de ressaltar os direitos e deveres dos estudantes e orientar sobre o mercado de trabalho e a responsabilidade de estagiários.

Mais informações sobre estágios e vagas disponíveis: Iel-MT (65) 3611 1501 e @ielmt.

 

 
 
 
Senai Transforma
VER OUTROS VIDEOS