Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Sesi e Senai lançam programa Mato Grosso Mais Produtivo
Em: 13/09/2018 às 15:22h por Assessoria de Comunicação

Foto

Melhoria da produtividade, mais capacitação, lucro e valor às indústrias do estado. Esses são alguns dos benefícios do programa Mato Grosso Mais Produtivo lançado na noite desta quarta-feira (12), durante o evento Desvendar 4.0. A iniciativa do Sesi e Senai vai atuar por meio de consultorias e cursos de qualificação em vários segmentos do mercado, entre eles: alimentos e bebidas, setor algodoeiro e construção civil, com foco em sustentabilidade e Manufatura Enxuta.

“Estamos dando condições para que as empresas assimilem o modelo digital. Não tem como ingressar nesta nova fase sem reorganizar os processos, existe um caminho a percorrer. O Sesi e o Senai tem todo o conhecimento necessário para colocar as indústrias nesse novo patamar”, explicou o gerente da unidade de Inovação, Tecnologia e Saúde, Valdir de Souza. Todas as informações estão disponíveis pelo site. https://bit.ly/2x5RtD2

Indústria 4.0

A digitalização, um dos primeiros degraus para inserção na indústria 4.0, ajuda as empresas a conhecerem melhor seu chão de fábrica e a conseguirem se antecipar a eventos como quebras de máquinas, que afetam a eficiência do processo produtivo. Estudos da consultoria McKinsey apontam, por exemplo, que os ganhos em produtividade com uso de novas tecnologias digitais podem chegar a 26%.

“O desconhecimento talvez seja hoje o maior entrave à inserção das empresas brasileiras nesta revolução industrial. O custo da tecnologia está baixo, o acesso aos métodos está facilitado, por isso, é preciso desmistificar os conceitos e mostrar que a indústria 4.0 não é apenas para as grandes empresas, ao contrário, é uma oportunidade principalmente para as pequenas se tornarem mais produtivas”, explica o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Marcelo Prim.

O lançamento é estratégico diante do momento de aceleração tecnológica. “Várias das maiores empresas de tecnologia do mundo faliram por não terem percebido que o mercado estava mudando e as necessidades eram outras, perderam o tempo certo de se atualizar e foram obrigadas a fechar as portas”, observou o engenheiro mecânico que é especialista em tecnologia e consultor Lean Manufactory, Marcos Dall Oglio, durante a palestra ‘Desvendando a Indústria 4.0’.

Processo de Aprendizagem

O evento também contou com minicursos nas áreas de Robótica Lego, Robótica Móvel, Comunicação em Rede Industrial e Diagnóstico Automotivo. Durante o Diálogo de Aprendizagem com as Novas Tecnologias, estudantes de aprendizagem deram seus depoimentos. Um deles foi o Lucas Reis Mattos, estudante do Senai Cuiabá, contratado pela indústria Sebo Jales.

“A aprendizagem tem me transformado em uma pessoa mais madura com foco e objetivos. Não vejo a hora de terminar o curso teórico para ir à prática. Quem traça nosso futuro somos nós mesmos e nossas escolhas interferem muito. O Senai ensina realmente como funciona uma indústria, o mercado e a construção de uma carreira, focado no momento em que estamos vivendo. Deem valor ao curso de aprendizagem, pois muita gente gostaria de fazer e não pode”, afirmou.

Mais informações sobre as vantagens da indústria 4.0 no site: senai40.com.br.

Galeria de Fotos

 

 
 

 

 

 
Mato Grosso Mais Produtivo
VER OUTROS VIDEOS
Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Consulte nossos telefones