Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Projeto de inovação da Fatec Senai MT conquista prêmio nacional
Em: 09/07/2018 às 17:59h por Assessoria de Comunicação

Foto

A estação micrometeorológica de baixo custo, desenvolvida pelos estudantes da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso, conquistou o terceiro lugar na categoria processo inovador do Inova Senai 2018. O projeto atende as necessidades dos agricultores, fornecendo informações mais precisas, que podem auxiliar na tomada de decisão sobre a melhor época de plantio, combate às pragas e correção de solo.

O software, que usa técnicas de inteligência artificial, redes e sensores, participou de uma banca on-line durante a Olimpíada do Conhecimento e ficou em terceiro lugar entre os 25 projetos apresentados por regionais de todo país. Fazem parte da equipe o professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Senai MT, Fahin Elias Rihbane, e os estudantes Shedy Sinkoc, Guilherme Marcial, João Wictor e Josemar Anacleto.

Para Guilherme, o projeto superou as expectativas do grupo e revelou o quanto uma ideia tem força quando se busca fazer a diferença na vida das pessoas. “Às vezes a gente fica esperando por uma grande ideia, mas quando se propõe fazer o simples bem feito, o resultado aparece. Meu olho brilha quando vejo um agricultor agradecendo por algo que criamos e realmente vai fazer a diferença para ele”, afirma.

A equipe trabalhou cerca de um ano no projeto, o que permitiu o desenvolvimento técnico de cada um dos integrantes e também o crescimento emocional. “Estamos mais maduros, tanto na parte profissional como no pessoal. Tivemos que aprender a lidar com erros e acertos, nem sempre as coisas saíam como o esperado, no entanto a persistência e a vontade fizeram com que a gente chegasse até aqui”.

O professor Fahin disse estar muito satisfeito com a participação dos estudantes nos projetos de iniciação científica. “Isso mostra o ensino sendo colocado em prática o que pode resultar em novos produtos e processos para o mercado. Ver esse desenvolvimento é gratificante e mostra que estamos no caminho certo”.

Inova Senai – tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio da geração de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

 

 
 

 

 

 
Mato Grosso Mais Produtivo
VER OUTROS VIDEOS
Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Consulte nossos telefones