Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Equipes do Sesi e Senai Mato Grosso apresentam projetos inovadores na Olimpíada do Conhecimento
Em: 05/07/2018 às 10:40h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Foto

Começa nesta quinta-feira (05/07) a Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) até o dia 08 de julho, em Brasília. Mato Grosso está presente no evento, que apresentará a visão de futuro das duas instituições numa área de 25 mil metros quadrados. 

A Olimpíada terá dois ambientes: a Cidade Inteligente, que demonstrará tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas; e a Escola do Futuro, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos competências e habilidades para lidar com a Indústria 4.0. 

O Senai Mato Grosso participará do evento com três projetos aprovados para a etapa nacional do Inova Senai, que também integra a olimpíada. São eles: a estação micrometeorológica de baixo custo e o controlador de desperdício de água, na categoria processo inovador, e o Kiara Clean -produto específico para eliminar os vírus que provocam a Cinomose e a Parvovirose em cães - na categoria produto inovador.

O Inova Senai visa desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio da geração de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. Os projetos - em fase de melhorias e prototipagem – venceram a etapa estadual e foram desenvolvidos dentro das unidades do Senai Barra do Garças, Nova Mutum e Faculdade de Tecnologia Senai MT.

Robótica

Na Escola do Futuro, haverá um espaço para duas disputas de robótica, uma do Sesi e outra do Senai. No Desafio de Robótica na Indústria, evento demonstrativo organizado pelo Sesi, 48 equipes de estudantes, de 14 a 17 anos, do Sesi e do Senai desenvolverão robôs para executar missões de forma autônoma em uma arena compartilhada simulando processos de oito segmentos industriais: mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil.

Os estudantes terão de lidar com situações-problema que fazem parte do cotidiano das empresas tais como gestão de estoques, controle de produção, economia de materiais e inovação tecnológica. A equipe Creators Brothers, formada por alunos do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande, representará Mato Grosso na competição. A equipe do Sesi Escola participará ainda da Mostra de Ciências e Tecnologia, com duas equipes que apresentarão o projeto “Conservação de energia autossustentável produzida por magnetismo”.

O Senai participa da seletiva que define a equipe de robótica móvel que poderá representar o Brasil na WorldSkills 2019, torneio internacional de educação profissional que será realizado em agosto do próximo ano em Kazan, na Rússia. Ao todo, serão cinco duplas dos estados de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que terão de montar um robô para realizar tarefas que simulam a movimentação de containers em um porto de cargas. Além do projeto, as equipes serão avaliadas em relação à organização, prática profissional e segurança no trabalho.

“A Olimpíada do Conhecimento traz a oportunidade dos estudantes do Senai e do Sesi Escola de apresentarem seus projetos inovadores e também de conhecer e se inspirar com os demais. A Indústria 4.0 já é uma realidade e devemos nos aprimorar cada vez mais para atendê-la”, diz a diretora do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun.




Foto

 

 
 

 

 

 
Mato Grosso Mais Produtivo
VER OUTROS VIDEOS
Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Consulte nossos telefones