Estudantes voluntários realizam patrulha para instalar antenas e conversores nesta quinta-feira
Em: 04/07/2018 às 15:07h por Assessoria de Comunicação

O residencial Bela Marina no bairro Praieirinho, em Cuiabá, recebe a visita dos estudantes do Senai Mato Grosso nesta quinta-feira (05/07), a partir das 8h30. Eles fazem parte da Patrulha Digital que fará instalação, sincronização e orientação sobre o sinal digital nos bairros da capital e de mais cinco municípios. A ação de cidadania envolve 300 estudantes voluntários e tem como meta alcançar, pelo menos, 93% dos lares antes que o sinal analógico seja desligado em 14 de agosto.

O estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho, Claudenira Martins Francisco, de 34 anos, participou da ação no último sábado (30/06) no bairro Pedra 90. “Nunca tive a oportunidade de fazer algo assim antes. Foi uma experiência para a vida, conheci muitas pessoas e me senti feliz em ajudar”.

Laura de Souza Azevedo, 21 anos, é uma das antenistas da Patrulha Digital, responsável por instalar e sintonizar o sinal para as TVs que usam o conversor. Para isso, a jovem teve de fazer o curso de NR35 (trabalho em altura). Laura, que estava desempregada, viu no programa uma oportunidade de retornar ao mercado, no entanto, depois das primeiras visitas às residências, percebeu que era mais do que isso.

“A gente vai de porta em porta de pessoas muito humildes e vê o quanto podemos fazer a diferença na vida delas. A TV é a grande companhia de muitas pessoas e famílias, mas nem todos sabem ou conseguem instalar. Somos recebidos com muito carinho e respeito. Sinto gratidão em participar de uma ação assim”.

A ação é promovida pela Seja Digital, instituição não governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a TV Centro América. O sinal analógico será desligado em 14 de agosto, por determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para a gerente do Seja Digital, Vejuse Oliveira, a televisão é uma companhia indispensável nas casas dos brasileiros e o trabalho realizado pelos estudantes do Senai em todo país tem feito muita diferença. “Essa ajuda chega de maneira muito bonita e humana. Participar deste momento é uma oportunidade que estes jovens têm de atuar de forma mais ativa junto à comunidade”, esclarece.

A diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, diz que faz parte da instituição o fomento à cidadania. “O que o Senai faz é oportunizar às pessoas o acesso à educação e o desenvolvimento de competências que permitam a conquista de um bom trabalho. Junto ao Seja Digital, os nossos estudantes terão a oportunidade de conhecer novas realidades e de cumprir um papel social importante. Estamos muito felizes em integrar um projeto tão bonito como este”.

KITS GRATUITOS – Para sintonizar o sinal digital, é necessário um aparelho de TV com conversor integrado – ou um conversor separado, para as televisões mais antigas. Em ambos os casos, o usuário deve instalar uma antena externa UHF. O governo federal está fornecendo kits gratuitos, destinados às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Apenas em 2017, foram 6,8 milhões de beneficiados.

Para a liberação do kit, os interessados devem acessar a página do Seja Digital ou ligar gratuitamente para 147. O número também pode ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 

 
 

 

 

 
Novas Unidades do SENAI em Sinop e Barra do Bugres
VER OUTROS VIDEOS
Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Consulte nossos telefones