Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Institucional Unidades SENAI/MT Parcerias Papel Social  
 
Histórico | Missão | Visão | Valores | Nosso Negócio | Qualidade | ISO 9001 | Painel Estratégico | Estrutura Organizacional | Dirigentes |
 
Histórico

O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - é uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e destaca-se, no cenário internacional, por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. A Instituição apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.

Criado em 22 de janeiro de 1942, o SENAI surgiu para atender a uma necessidade premente: a formação de mão-de-obra para a incipiente indústria de base. Ao fim da década de 1950, o SENAI já estava presente em quase todo o território nacional e começava a buscar, no exterior, a formação para seus técnicos. Logo, tornou-se referência de inovação e qualidade na área de formação profissional, servindo de modelo para a criação de instituições similares na Venezuela, Chile, Argentina e Peru. Nos anos 60, o SENAI investiu em cursos sistemáticos de formação, intensificou o treinamento dentro das empresas e buscou parcerias com os Ministérios da Educação e do Trabalho, e com o Banco Nacional da Habitação. Na crise econômica da década de 1980, o SENAI percebeu o substancial movimento de transformação da economia e decidiu investir em tecnologia e no desenvolvimento de seu corpo técnico. Expandiu a assistência às empresas, investiu em tecnologia de ponta, instalou centros de ensino para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Com o apoio técnico e financeiro de instituições da Alemanha, Canadá, Japão, França, Itália e Estados Unidos, o SENAI chegou ao início dos anos 90 pronto para assessorar a indústria brasileira no campo da tecnologia de processos, de produtos e de gestão. Hoje, a média de 15 mil alunos dos primeiros anos transformou-se em cerca de dois milhões de matrículas anuais, totalizando aproximadamente 37 milhões de matrículas desde 1942. As primeiras escolas deram origem a uma rede de 765 unidades operacionais, distribuídas por todo o País, onde são oferecidos mais de 1.800 cursos e prestados, ao ano, 462.605 serviços de assessoria técnica-tecnológica e laboratorial às empresas.

Presente em todo o território brasileiro, o SENAI atua em projetos que impulsionam o desenvolvimento social e econômico do País, contribuindo para o crescimento de todos os estados em que atua, através de qualificação profissional para os trabalhadores e serviços técnicos e tecnológicos para as empresas.

 

Mato Grosso


Em Mato Grosso, o SENAI chegou em 1º de janeiro de 1.977, apresentando, a cada ano, um acréscimo em suas áreas de atuação e de municípios contemplados com programas SENAI. Desde a sua fundação, a Instituição sempre procurou acompanhar o crescimento industrial do Estado, disponibilizando profissionais qualificados para atender as necessidades do mercado de trabalho. Sua primeira Unidade foi inaugurada em 09 de fevereiro de 1.979, na cidade de Várzea Grande.

Hoje, o SENAI atende desde grandes pólos industriais até empresas localizadas em municípios longínquos, sempre com informações e técnicas atualizadas nos maiores centros de tecnologia do Brasil. O SENAI - Mato Grosso conta hoje com 08 Unidades fixas, além de Unidades conveniadas e Móveis, por meio das quais o Departamento Regional de Mato Grosso executa parte da sua programação. Atualmente, a Diretora Regional do SENAI - Mato Grosso é Lelia Rocha Abadio Brun que assumiu o cargo no dia 15 de janeiro de 2013.


Um importante diferencial conquistado em 2004 pelo SENAI – MT foi o fato de tornar-se a primeira instituição de educação profissional do estado a obter a certificação ISO 9001. Essa conquista, somada à participação e comprometimento de seus colaboradores, tem feito da marca uma referência cada vez maior de qualidade, solidez e credibilidade no mercado. Graças à rede formada pela instituição em todo o País, o SENAI – MT pode disponibilizar, aos empresários, uma estrutura nacional que inclui: unidades operacionais, centros de tecnologia, laboratórios e programas oferecidos em diversas áreas de atuação. Além disso, também oferece uma ampla estrutura de atendimento local, que abrange todo o estado, com unidades e ações nas cidades pólos.

 

 

 

 

 
Multiação - VT Institucional
VER OUTROS VIDEOS
Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Consulte nossos telefones