INFORMAÇÕES

0800 777 9737

 65 9 9806 3806

Processo Seletivo 2018/2 - Cursos de Graduação

Untitled Document

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

Mostrando 1 de 2 pg - Total de Arquivos: 18

12/01 13h01
Resumo: Buscar fontes de energias renováveis que sejam provenientes do sol e que esteja financeiramente viável são objetivos cada vez mais convenientes para uma fonte de energia alternativa. Desta forma, com o objetivo de reduzir a oscilação de energia com a aplicação de um sistema alternativo de energia economicamente viável, comparando duas fontes de energia proveniente da luz solar que possam suprir à demanda de energia elétrica a pousada Nosso Lar, são demostradas no desenvolvimento dessa pesquisa. Verificou-se que utilizando as metodologias de analise financeiras, tais como: payback, taxa interna de retorno e valor presente líquido demonstraram que o sistema de energia fotovoltaico GRID TIE como fonte de energia alternativa, apresenta melhores fatores de viabilidade técnica financeira para ser utilizado a fim de suprir a demanda de energia elétrica da Pousada Nosso Lar, melhorando e otimizando os serviços prestados pela mesma.
12/01 12h59
Resumo: The aim for this paper is to analyze parameters for the propulsion system of vehicles in urban operating conditions through the longitudinal dynamics, in order to map out devices and commonly used large scale industrial equipment, which could be used in these vehicles, maintaining compatible cost and performance characteristics. It is sought to shorten time-tomarket, which is typically high when developing proprietary solutions, and also to reduce typically high costs when using specific devices for electric cars, which are less disseminated than the industrial devices proposed. Industrial equipment such as induction motors and inverter drives using conventional power sources were analyzed through the study of catalog listing information and axiomatic methods. Furthermore, it is demonstrated that the power supply, through conventional acidlead batteries would be the main limiting factor for performance,stressing the need for other more effective and lighter sources. It also demonstrates that, for the national context, the two-power train rear wheel drive configuration with automotive acidic lead source presents the best feature to be implemented in the traction system of an urban electric vehicle.
11/01 18h32
Resumo: Esse artigo mostra a aplicação da ferramenta de avaliação de serviços SERVQUAL, em uma Instituição de Ensino Superior privada. A pesquisa descritiva, fundamentada em revisão teórica sobre a temática da qualidade de serviços. A mensuração dessa qualidade formou a expectativa e percepção do cliente. O levantamento de dados aconteceu através da aplicação de questionários em cinco cursos de nível superior utilizando a escala SERVQUAL, na cidade de Cuiabá/MT. A análise dos resultados mostrou que, a percepção dos alunos/clientes superou as expectativas em quatro das dimensões analisadas, apenas uma das cinco dimensões mostrou oportunidades de melhoria.
11/01 18h30
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para redução do consumo de energia elétrica residencial utilizando a técnica de algoritmos genéticos. A metodologia consistiu na criação de cenários de teste, obtenção de dados relevantes, para atingir os objetivos de otimização, e a utilização de um modelo matemático para o cálculo do consumo de energia. As simulações termo energéticas realizadas sob os cenários-teste, sugeriram aos usuários do sistema melhorias para a redução do consumo de energia domótica, demonstrando a viabilidade prática da solução proposta.
11/01 18h28
Resumo: A inovação no processo de gerenciamento de energia elétrica em edificações é uma saída estratégica para propor soluções energéticas inteligentes e sustentáveis. Para diversificar a geração de energia elétrica e explorar o potencial do Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL normatizou através da Resolução nº 482, de 17 de Abril de 2012, a possibilidade da conexão de um sistema fotovoltaico à rede elétrica, incentivando assim pesquisas de soluções otimizantes para a aplicabilidade dos princípios da eficiência energética. O presente artigo tem como objetivo modelar, através do software Energyplus, um sistema de gerenciamento de energia, considerando a filosofia dos edifícios inteligentes. Para isso, foi realizado um estudo de caso voltado à gestão do uso de energia elétrica, através de simulações de fluxos térmicos e luminosos nos softwares Energyplus e SketchUp, além da inclusão do aporte da geração fotovoltaica; simulando assim um modelo computacional de um edifício inteligente. Resultados preliminares obtidos com o estudo de caso apontaram que a geração fotovoltaica, considerando as cargas da edificação, possibilitaria atender 50% do consumo anual da edificação.
11/01 18h25
Resumo: A inovação no processo de gestão de energia elétrica em edificações comerciais pode otimizar a eficiência energética pelo lado da demanda. Pesquisas envolvendo redes inteligentes e, em particular edifícios inteligentes, têm crescido muito no sentido de propor sistemas de gerenciamento do consumo e produção de energia elétrica localmente. Neste trabalho é proposto a utilização dos software Energyplus e SketchUp, os quais possibilitam a simulação energética dos componentes térmicos e lumínico de uma edificação, além da avaliação do desempenho de um sistema fotovoltaico, permitindo a consideração do potencial estimado de radiação da região. As saídas geradas pelo software Energyplus são utilizadas como dados de entrada para o sistema de gerenciamento de energía proposto; gerando-se assim cenários de geração fotovoltaica e de consumo, considerando cargas de iluminação, ar-condicionado e computadores. A partir destes cenários, o sistema de gerenciamento de energia elétrica proposto, baseado em algoritmos genéticos, determina o percentual estimado de geração fotovoltaica para cada hora, dia e mês do ano, bem como o montante de energia a ser contratado da concessionária. Busca-se, ao mesmo tempo, maximizar o uso da geração fotovoltaica e a minimização dos custos com a compra de energia da concessionária. Este artigo considera um estudo de caso com dados reais de consumo mensal de energia e a simulação do aporte do sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica convencional. Para validação deste sistema de gerenciamento foi realizado o estudo de caso na edificação da Faculdade de Tecnologia do SENAI-MT. Resultados preliminares comprovam a importância da simulação termo energética para na especificação de um sistema fotovoltaico eficiente e aderente com as condições da edificação e dos custos de energia da concessionária. Além disto, o modelo de otimização proposto permitiu encontrar as melhores soluções de compromisso entre a geração local de energia e energia contratada.
11/01 15h34
Resumo: O Gerenciamento Ágil de Projetos possui o objetivo de tornar o processo de gerenciamento de projetos mais simplificado, flexível e interativo, de forma a obter melhores resultados em desempenho, minimizando esforços em gerenciamento e maiores níveis de inovação e agregação de valor ao cliente. O objetivo do trabalho foi aplicar o projeto ágil como ferramenta auxiliar para o processo de inovação com usuários de serviços públicos para geração de ideias e possível criação de novos produtos e processos. O trabalho consistiu na realização de entrevistas com o público alvo, sendo estes, cidadãos usuários de serviços públicos do município de Rondonópolis – MT, que tenham algum tipo de acesso a sistemas de informação. Foi realizada pesquisa primária do tipo Pesquisa Desk. O método utilizado foi à entrevista semiestruturada, sendo o projeto operacionalizado através da ferramenta “People”, “Objects”, “Environments”, “Messages and Services”- POEMS. As metodologias propostas para o desenvolvimento de produtos mostraram-se eficaz como experiência pratica e didática. É importante destacar que o gerenciamento ágil de projetos busca uma simplicidade no momento de expor as ideias de melhorias, algo que antigamente era extenso e amarrado a projetos de longo prazo e com um escopo pesado e por vezes inviável. A utilização do Projeto Ágil mostrou a viabilidade social para a solução do problema apresentado (Comunicação através de aplicativo móvel para mobilização de pessoas em prol de causas políticas e sociais), devido ao nível de aceitação da maioria das pessoas pesquisadas e por ter atendido todos os requisitos exigidos durante a realização do Projeto.
11/01 15h32
Resumo: O objetivo foi avaliar a qualidade microbiológica das embalagens de bebidas lácteas fermentadas, produzidas no Mato Grosso. Foram coletadas amostras de duas marcas, denominadas de A e B, de bebida láctea fermentada com polpa de morango, com inspeção federal. As amostras foram coletadas em comércio varejista de pequeno porte na cidade de Cuiabá/MT. As análises microbiológicas que foram realizadas das amostras coletadas são: número mais provável de coliformes a totais, termotolerantes e E. coli. Pesquisou-se a determinação do número de bactérias mesófilas aeróbias e Staphylococcus aureus. De acordo com os resultados encontrados para a qualidade microbiológica das embalagens de bebidas lácteas, pode-se concluir que, dentre as amostras analisadas todas encontravam-se dentro do critério de aceitação para coliformes totais e termotolerantes conforme a Instrução Normativa N°16.
11/01 15h31
Resumo: O objetivo do trabalho foi verificar as boas práticas no setor de frutas e hortaliças em um mercado municipal no estado de Mato Grosso. O trabalho foi realizado em um mercado municipal no estado de Mato Grosso, onde foram realizados levantamento em vinte barracas de frutas e hortaliças. Para a realização do trabalho foi realizado um check-list baseado na Resolução RDC nº 216 de 2004 e resolução RDC nº 275 de 2002. Foram realizados levantamentos dos principais fatores que poderiam contribuir com a contaminação das frutas e hortaliças, como instalações, hábitos higiênicos e vestuário dos manipuladores, higiene dos alimentos e utensílios. Diante dos resultados ações corretivas serão traçadas e executadas para melhorar as boas práticas para os manipuladores. Será proposto a realização de treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Frutas e Hortaliças para os integrantes do mercado municipal.
11/01 15h30
Resumo: O objetivo do trabalho foi realizar levantamento de boas práticas em um mercado municipal no Mato Grosso. O trabalho foi realizado em um mercado municipal no Mato Grosso, sendo realizado levantamento em 165 boxes que comercializam carnes e pescado, verduras e legumes, entre outros itens secos e molhados. Para a realização deste trabalho foi realizado um check-list baseado na Resolução Diretriz Colegiada nº 216 de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Resolução Diretriz Colegiada nº 275 de 2002 do Ministério da Agricultura. Mediante os resultados encontrados faz-se necessário que ocorram cursos de capacitação em Boas Práticas de Fabricação para os feirantes e manipuladores, a fim de transmitir-lhes conhecimentos, sobre a manipulação correta dos alimentos.
11/01 15h05
Resumo: Este trabalho se propõe apresentar os benefícios da aplicação do Design Instrucional (DI) no planejamento, organização, construção de conteúdo e disponibilização de material didático em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Dentre as variadas especificidades que podem suscitar análise, esta pesquisa optou por analisar determinados aspectos que foram julgados imprescindíveis para fundamentar a relevância do Design Instrucional na construção de conteúdos e planejamentos de curso com o propósito de entregar melhor formação de alunos através de ambientes virtuais de aprendizagem e observar os resultados obtidos na formação destes alunos. Como metodologia de trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa bibliográfica. Como método foi realizado uma revisão sistemática, optou-se pela investigação de pesquisas científicas publicada nos últimos 10 anos. Este projeto visa capacitar alunos em idade escolar nos conhecimentos de gerenciamento de projetos. Ao fim, pretende-se validar as contribuições do design instrucional e sugerir sua relevância para o sucesso desta etapa do curso e também apresentar as novas frentes de pesquisas no uso destas técnicas aplicadas na elaboração de cursos de gerenciamento de projetos ofertados através da educação a distância. Com isso seguir sugerindo novas pesquisas para que a aliança entre tecnologia e educação mediadas através do design instrucional se frutifique.
11/01 14h21
Resumo: Esta obra visa aplicar o Modelo de Decisão Estratégica de Inovação (DEIN) para apoiar a gestão do Portfólio de Cursos da Faculdade de Tecnologia do Senai Mato Grosso,FATEC SENAI MT. A FATEC SENAI MT é um Instituto de Educação Superior (IES), localizada em Cuiabá, MT, o qual necessita de ideias, sugestões a respeito de cursos de extensão universitária a serem acrescentadas em seu portfólio de produtos. Situação ideal para aplicação do DEIN, pois este modelo fornece estrutura para avaliar, manter, aposentar e criar produtos através de quatro etapas: a abertura à inovação; indução à inovação; pré-definição do portfólio e avaliação da inovação. Permite a maximização da perenidade e competitividade organizacional por meio da gestão do portfólio e da inovação em produtos, podendo decidir estrategicamente na criação de novos cursos que podem ser considerados como Inovação Incremental ou Radical. Considera-se um modelo aplicável para apoiar a gestão do portfólio de cursos da IES.