|
 
SENAI 40 Anos - Linha do Tempo
LINHA DO
TEMPO SENAI
 

São quatro décadas de uma trajetória de sucesso e inúmeras histórias para contar.
Aqui, você fica conhecendo um pouquinho sobre a evolução do Senai em Mato Grosso.

 

Nasce a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt)

Constituída em 25 de novembro, oficialmente reconhecida pelo ministro interino do Trabalho, Jorge Alberto Furtado, em 05 de maio de 1976, e filiada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 24 de junho de 1976.

1975

Criação do Departamento Regional do Senai do estado de Mato Grosso (MT)

Instituído oficialmente em 07 de janeiro, o Senai-MT teve como primeiro diretor o coronel Afrânio Fialho de Figueiredo (1977 a 1979). A Fiemt, fundada em 1975, era então presidida por Otacilio Canavarros, seu fundador.

1977

Lançamento da Pedra Fundamental do Distrito Industrial e Comercial de Cuiabá

1978

Implantação e expansão das unidades Móveis de Treinamentos em Rondonópolis e Barra do Garças (MT)

1978

Inauguração do Centro de Formação Profissional do Senai Várzea Grande

A primeira sede própria construída foi o Centro de Formação Profissional do Senai João Batista de Almeida Filho, entregue à comunidade em 09 de fevereiro de 1979, no Bairro Cristo Rei em Várzea Grande, na presença do ministro Arnaldo Prieto. Em 23 de abril de 1979 iniciam-se os cursos de qualificação em: mecânica de automóveis, leitura e interpretação de desenho e tecnologia mecânica, carpinteiro de obras, pedreiro e eletricidade básica, num total de 93 alunos. Depois de várias reformas veio a modernização. Hoje são 47 ambientes de ensino, em uma estrutura física de 12.496,98 m².

1979

Divisão do estado de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, por meio da assinatura da Lei Complementar nº 31 de 11 de outubro de 1977, pelo presidente Ernesto Geisel. A divisão serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os estados.

1979

Inauguração do Centro de Treinamento de Barra do Garças

O centro de treinamento do Senai em Barra do Garças (MT) iniciou as suas atividades em 1980 em um grande um salão onde eram organizadas as oficinas de acordo com as necessidades. A unidade operacional dependia de instrutores de Cuiabá. Em 2013 a unidade passou a contar com o Centro da Construção Civil, onde são ministrados cursos na área, além dos laboratórios de eletrotécnica, informática, segurança do trabalho, e alimentos e bebidas.

1980

Inauguração do Centro de Formação Profissional em Rondonópolis

Em 26 de maio de 1980 ocorreu a inauguração do Centro de Formação Profissional Melvin Jones, em Rondonópolis em uma área de 1200 m², no valor estimado de 5 milhões e 600 mil cruzeiros, com atuação voltada as áreas de mecânica de automóvel e mecânica diesel. Com o processo de revitalização iniciado em 2012 a unidade passou a contar com 45 ambientes de ensino, com ampliação de bloco educacional para laboratórios de metrologia avançada, mecânica industrial, automação industrial, hidráulica e pneumática, eletricidade, instrumentação e controle, comandos elétricos, controle e redes industriais, medidas elétricas, informática/microcomputadores, controles logísticos programáveis, eletrônicas analógica, potencial, digital e microprocessadores, saúde e segurança do trabalho, comandos elétricos e biblioteca.

1980

Construção do Centro de Formação Profissional de Cuiabá

O Centro de Formação Profissional Firmo José Rodrigues, no bairro Bela Vista (Carumbé), em Cuiabá, oferecia cursos de Marcenaria, Estofamento e Serralharia para móveis. Hoje, essa unidade de educação pertence e, é administrada pelo Sesi, cujo bairro passou a denominar-se Morada do Ouro.

1984

Criação do Centro de Treinamento em Sinop

O Centro de Treinamento do Senai-Sinop atua na região desde 18 de fevereiro de 1986, com 2.000m² de área construída e capacidade para atender 270 alunos por período. Em 2005 a unidade foi reinaugurada e passou a contar com 33 ambientes de ensino, ampliando o bloco escolar com laboratórios de informática e segurança do trabalho, biblioteca e recreação.

1986

Inauguração do Centro de Treinamento de Cáceres

O Centro de Treinamento do Senai-Cáceres iniciou as atividades com 5 salas de aulas, além de laboratórios e biblioteca. Eram 1.000m² de área construída com capacidade para atender 214 alunos em cada período. A unidade foi reinaugurada em 2009 com estrutura modernizada, sendo 16 salas de aula, biblioteca, oficina multiuso, kit programa de ações móveis, sala reversível e laboratório de informática.

1988

Formatura da 1ª Turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho para Pessoas com Deficiência no Senai-Várzea Grande

1995

Inauguração do Laboratório de Cerâmica

O Laboratório de Tecnologia Cerâmica e da Construção Civil inaugurado no Senai Morada do Ouro e depois transferido para a Fiemtec, prestava serviços para as indústrias desses setores através de ensaios de matérias-primas para verificar a qualidade e o potencial das argilas utilizadas na fabricação. Tudo era realizado com base nas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Programa Setorial da Qualidade da Cerâmica Vermelha (PSQ).

1996

Criação da Oficina de Refrigeração no Senai-Rondonópolis para atender à demanda da indústria

1996

Inauguração da Unidade do Senai Juína

O Centro de Treinamento do Senai de Juína-MT foi construído em uma área de 219,17 m2, com duas oficinas, duas salas de aula e um depósito de material, destinados a ministrar cursos profissionalizantes de acordo com a demanda da região. A unidade foi reinaugurada em 2009 com capacidade de 840 alunos por dia, oferecendo cursos nas áreas de TI, Vestuário, Gestão, Saúde e Segurança no Trabalho e outros.

1999

Implantação de um Centro de Treinamento do Senai em Tangará da Serra

O Senai-MT passou a atuar em Tangará da Serra ainda nos anos 90. Em 2000, a unidade se estabeleceu em um prédio alugado próximo ao centro da cidade. No local passaram a ser ministrados os cursos de Informática, Eletricidade Predial, Mecânica de Motor Diesel, Costura e Gestão. A unidade funcionou até 2007 quando foi desativada e passou a fazer parte da jurisdição de Várzea Grande que atende as indústrias da região até os dias atuais.

1999

Surge o Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI)

O Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) nasce com o propósito de apoiar a indústria e subsidiar práticas positivas de inclusão para ‘Pessoas com Deficiência’ no mundo do trabalho, em prol de fazer valer seus direitos.

1999

Inauguração do Centro Integrado Treinamento Sesi/Senai do Distrito Industrial que oferecia uma área de lazer, saúde ocupacional e educação profissional para os trabalhadores da indústria.

2000

Implantação do Programa de Alimentos Seguros (PAS)

Implantado o Programa de Alimentos Seguros (PAS), com o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população, monitorando o plantio ou criação, o processo de industrialização e a preparação final do que iria ser servido à mesa dos brasileiros. Por meio do PAS, o Senai MT passou a certificar as indústrias e empresas ligadas ao ramo da alimentação. Para isso os técnicos acompanhavam de perto todos os processos da cadeia de alimentos.

2000

Lançado o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H)

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H criado pelo governo federal em 2000 teve o objetivo de organizar o setor de construção, com a modernização produtiva e a melhoria da qualidade da habitação.

2000

Inauguração da Escola de Floresta

A Unidade Modelo de Manejo Florestal, situada no município de Santa Carmem (MT), a 120km de Sinop (MT), mais conhecida como Escola de Floresta Senai oferecia cursos de capacitação de técnicas de Manejo Florestal de Exploração de Impacto Reduzido - MFEIR. O projeto denominado Jamanchim fazia parte do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, subsidiado pelo Banco Alemão para Reconstrução (KfW).

2001

Inauguração do Centro de Educação e Tecnologia de Cuiabá

Em 02 de abril de 2001 nascia o primeiro Centro de Educação e Tecnologia de Cuiabá, intitulado Fiemtec. O local era a maior unidade da instituição com laboratório têxtil, de metrologia, informática, gás, frios, embutidos e laticínios, além de unidades de apoio à madeira, cerâmica, couro, confeitaria, telecomunicações, e sala para cursos de pós-graduação e treinamento empresarial. Era a única unidade do Senai a contar com telemarketing para venda de cursos e uma unidade de mercado. Posteriormente passou a se chamar Senai Cuiabá.

2001

Inauguração da escola de Beneficiamento de Algodão

A Escola de Beneficiamento de Algodão, única do segmento na América Latina, e referência no Brasil, nasceu da necessidade de atender a demanda crescente na região. Além de estrutura física adequada a escola contava com o suporte técnico e tecnológico de uma das instituições mais respeitadas do Brasil: o CETIQT. Entre os cursos ofertados estava o controle de pragas, colheita, beneficiamento e classificação do produto. A escola mantinha um intercâmbio permanente com as empresas fabricantes de equipamentos para cadeia produtiva do algodão. Mais de 500 profissionais foram qualificados pela Escola.

2001

Inauguração do Núcleo de Tecnologia do Gás em parceria com a Petrobrás.

Localizado na Unidade do SESI/SENAI do Distrito Industrial, extensão do Fiemtec, a fim de capacitar profissionais nos fundamentos do gás natural, os sistemas de transporte, testes e cuidados com gás combustível, operação de sistemas de combustão, técnicas de segurança e outros.

2002

Implantação do Centro de Treinamento do Senai em Primavera do Leste.

Criado para atender a demanda de mão de obra da localidade, já que os atendimentos feitos naquele Município eram feitos pelas Unidades de Rondonópolis, Barra do Garças e Cuiabá. A unidade recebeu o primeiro Açougue Escola do Brasil, realizando treinamentos com 86 participantes, de desossar frango, rechear carnes, limpar peixes, a fim de manter a higiene necessária para a comercialização de carnes, com alto padrão de qualidade. Cumprida a missão, o projeto foi encerrado.

2003

Início do projeto Pré-Emprego, a fim de oportunizar o desenvolvimento dos jovens em fase de ingresso no mercado de trabalho

2003

A ‘Indústria Faz a Hora’ nasceu para acompanhar o ritmo das indústrias e oferecer apoio técnico necessário ao seu crescimento com mais de 800 pessoas capacitadas.

2003

Senai-MT é o primeiro departamento regional do país a oferecer aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

2004

Conquista da certificação NBR ISO 9001

O Senai-MT foi a primeira e única instituição de educação profissional em Mato Grosso certificada com padrões internacionais de qualidade.

2004

Inauguração da Unidade do Senai em Lucas do Rio Verde que funcionou até 2007

2004

Criação do concurso “Design da Terra” - Design Artesanal e Industrial de Mato Grosso

O concurso, que foi até 2009, teve 4 edições e tinha como objetivo incentivar a inovação e o design de qualidade, produzido de maneira artesanal ou industrial no setor de móveis e artesanato de Mato Grosso.

2004

Inauguração da unidade do Senai-Colíder

Cursos voltados ao segmento de couro bovino e animais silvestres, como Confecção de pequenos artefatos de couro bovino, Confecção e modelagem de bolsas, Artesanato em couro bovino, Mecânica e manutenção em máquinas, Empreendedorismo e outros.

2007

Lançamento do Programa Educação para a Nova Indústria

Desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o programa proporcionava educação profissional, tecnologia industrial, infraestrutura e desenvolvimento de pessoal, a fim de garantir a empregabilidade.

2007

Inauguração da Escola Senai da Construção

A criação da Escola Senai da Construção, no Distrito Industrial de Cuiabá, contou com investimentos de R$ 3,67 milhões, fim de atender à comunidade e às empresas do setor, por meio de cursos de Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos. O projeto inicial já previa a oferta de 60 cursos voltados às áreas da construção civil, eletroeletrônica, metal mecânica, tecnologia da informação, segurança no trabalho, gestão, cerâmica e construção civil e pesada. A escola conta hoje com laboratório de tecnologia da construção civil e marcenaria.

2007

Lançamento do Prêmio Destaque Senai de Jornalismo

Em comemoração aos 30 anos da instituição em Mato Grosso, o prêmio buscava valorizar o trabalho dos profissionais da imprensa do estado. Em 2011, o projeto deu origem ao blog ‘Pauta Quente’ que se tornou um ponto de encontro de jornalistas, onde tinham liberdade para escrever, trocar ideias e divulgar ações de interesse da categoria.

2007

Primeiro ciclo do Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT)

O Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT) foi criado pelo Senai-MT e pela então Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia SICME (atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sedec), como ferramenta indutora da cultura da qualidade, competitividade, inovação e sustentabilidade junto às organizações privadas e públicas do estado de Mato Grosso e hoje já está na sua 10ª edição atendendo mais de 650 empresas.

2007

Reconhecimento do Senai como o nome mais lembrado quando o assunto é Formação Profissional, com o prêmio “Top of Mind 2007”

A instituição tem recebido o prêmio todos os anos desde então.

2007

Ampliação da gratuidade dos cursos profissionalizantes

Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmaram um Protocolo de Compromisso, no qual se acordou que a CNI iniciasse, em 2009, o Programa de Comprometimento Financeiro com a Gratuidade para cursos e programas de educação profissional, voltadas para a população de baixa renda. O Senai passou a destinar, em seus orçamentos anuais, uma parcela das receitas líquidas da contribuição compulsória geral, abrangendo as despesas de custeio, investimento e gestão voltadas à gratuidade.

2009

Conquista da prata em Robótica Industrial nas Olimpíadas do Conhecimento

Durante as Olimpíadas do Conhecimento 2010, os estudantes Cleiton Pereira dos Santos, Luiz Paulo do Nascimento Camargo e Cleiton Amaro Pinheiro Silva conquistaram a medalha de prata em Robótica Industrial. O estado ainda arrebatou quatro certificados de excelência nas ocupações Aplicação de Revestimento Cerâmico, Robótica Móvel, Segurança do Trabalho e Tornearia.

2010

Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa - GEE

Tem por finalidade contabilizar as emissões de Gases de Efeito Estufa corporativas do SENAI MT, evidenciando sua contribuição para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade fundamentada na tríade - sociedade ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. O primeiro inventário no SENAI foi elaborado em 2009 com dados das operações realizadas em 2008.

2010

Lançamento do programa ‘Me Encontrei’, em parceria com SRTE, MPT e OIT, com o objetivo de combater o trabalho infantil e, ao mesmo tempo, capacitar jovens de 14 a 18 anos para o mercado de trabalho

2011

Chegada do Senai Itinerante a 95% dos municípios de Mato Grosso

Programa de educação profissional que intensificou o atendimento à população, por meio da oferta gratuita de cursos em localidades onde não havia unidade fixa do Senai instalada. A iniciativa, operacionalizada por meio de escolas móveis e kits didáticos, foi responsável pela formação de 9.748 pessoas só em 2011.

2011

Implantação da Faculdade de Tecnologia Fatec Senai Mato Grosso

A Fatec SENAI Mato Grosso iniciou suas atividades em 2011, com três cursos do eixo Produção Alimentícia, alcançando conceito 4 do MEC em ambas avaliações in loco. O credenciamento da faculdade foi registrado pela Portaria Nº 1249/2011 e os cursos autorizados pela portaria Nº 387/2011 do Ministério da Educação (MEC).

2011

Conquista inédita de melhor desempenho Senai do Brasil

O Senai-MT recebeu pela primeira vez o reconhecimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) como o melhor desempenho do Brasil. A avaliação do Senai consiste em mensurar 12 indicadores voltados aos processos, pessoas, clientes e sustentabilidade. A conquista se repetiu nos quatro anos seguintes.

2012

Início da parceria entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Senai-MT

O Senai-MT alcançou posição de destaque no Brasil: segundo lugar no ranking nacional, com mais de 63 mil matrículas realizadas no ano.

2012

Formação das primeiras quatro turmas de haitianos no curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, por meio do programa Copa em Ação

2013

Colação de grau de 700 estudantes de cursos técnicos de Cuiabá e Várzea Grande. Foi a maior já realizada

2013

Conquista do segundo título de melhor desempenho do Brasil pelo Senai-MT

2013

Estudantes garantem duas medalhas de ouro e consagram marco histórico na Olimpíada do Conhecimento

A competição de 2014 representou não apenas um marco na vida de cada estudante, mas um legado importante na história do Senai-MT. Esta foi a primeira vez que o estado conquistou medalhas de ouro na competição.

A competidora Jaqueline Rodrigues, levou a medalha dourada na modalidade de panificação para Pessoas com Deficiência, além de conquistar o título de ‘Melhor competidora do Estado’ e o estudante Pedro Severino, que é surdo, conquistou ouro em Costura Industrial. Os estudantes José Eduardo Silva, Thiago Lima e Wenderson Duarte da ocupação de Manufatura Integrada conquistaram a prata e os jovens Vanessa de Lourdes da Silva e Wenderson Campos garantiram o bronze em paisagismo.

2014

Senai-MT integra o Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC) , composto de 17 organizações privadas e públicas, Instituições de Ensino, Pesquisa, Excelência e Terceiro Setor. O movimento visa estimular a adoção de métodos de gestão que contribuam para o aumento da eficiência produtiva, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em processos, produtos e serviços

2014

Senai Lança Aplicativos de Realidade Aumentada a fim de tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante.

Por meio da câmera do celular ou tablet direcionado para o próprio livro didático o estudante tem acesso a objetos multimídia como simuladores, objetos em 3D e vídeos.

2014

Conquista do terceiro título de melhor desempenho do Brasil pelo Senai-MT

2014

Mato-grossenses conquistam medalha de bronze em mundial de Educação Profissional

A dupla mato-grossense, Vanessa Silva e Wenderson Campos, conquistaram a medalha de bronze na ocupação de Construção de Moldes para Concreto durante o Worldskills - Mundial de Educação Profissional, ocorrido em São Paulo.

2015

Conquista do quarto título de melhor desempenho do Brasil pelo Senai-MT

2015

Sistema Fiemt realiza manifestação em defesa do Sistema S

Em setembro de 2015 o Sistema Fiemt (Fiemt, Sesi, Senai, Iel) participaram da manifestação em defesa do Sistema S contra a aprovação da proposta de corte de 30% nos repasses ao Sistema, que estava em estudo no governo federal. A manifestação ocorreu no Sesi Papa e contou com a presença de funcionários e alunos do Sesiescola e das unidades do Senai-MT de Várzea Grande, Cuiabá e Escola da Construção.

2015

Grupo Barralcool inaugura primeiro Espaço Senai e Centro de Treinamento destinado à formação de profissionais qualificados para o setor sucroalcooleiro do Estado.

A estrutura continha 20 computadores conectados à internet, uma mini destilaria, uma máquina para a instrumentação e uma sala de treinamento com capacidade para 80 pessoas.

2015

Senai-MT inaugura unidade operacional em Nova Mutum

Unidade referência em modernidade e sustentabilidade, o Senai Nova Mutum passou a oferecer desde 2016 cerca de quatro mil vagas ao ano de cursos de Educação Profissional nas áreas de Alimentos e Bebidas, Construção, Gestão, Saúde e Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Vestuário e Automação. O local tem capacidade para receber até 1.3 mil estudantes/dia, atendendo aos municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso e São José do Rio Claro, que compreendem três regiões do Estado.

2016

Senai Mato Grosso integra Brasil Mais Produtivo

O programa visa obter ganhos de produtividade, redução nos custos de produção, ganhos em qualidade e melhoria no ambiente de trabalho, aplicando ferramentas de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) que atuam na redução de desperdícios.

2016

Senai-MT lança cursos técnicos na modalidade EaD

A partir de 2016 o Senai passa a ofertar Cursos Técnicos na modalidade de Educação a Distância. O objetivo foi de contemplar quem deseja continuar os estudos ou aprender uma nova profissão, mas não tem tempo para frequentar uma sala de aula durante a semana, com o diferencial de aulas práticas nos laboratórios e oficinas do Senai, 20% da carga horária do curso é presencial.

2016

Senai é eleito o melhor desempenho do Brasil pela 5º vez consecutiva

2016

Senai-MT vence 1º Prêmio Fundação André e Lucia Maggi na categoria Boas Práticas de Gestão

2016

Senai-MT sedia seletivas para Worldskills e estudantes garantem medalhas de ouro

A Escola Senai da Construção sediou a etapa seletiva para a WorldSkills - mundial de educação profissional, nas ocupações de Construção de Moldes para Concreto e Jardinagem e Paisagismo. Participaram da disputa os estudantes de Mato Grosso, Matheus Morais dos Santos, Matheus Clarindo Costa, Luiz Antônio Souza Lima Junior e Matheus Cardoso da Silva que garantiram medalhas de ouro para o estado.

2016

Lançamento da Pedra Fundamental da unidade de Lucas do Rio Verde

2016

Senai-MT lança pedra fundamental da nova unidade de Barra do Bugres

2017

Fatec lança MBA em Gestão Industrial - primeiro curso de pós-graduação da Faculdade

2017

Instituto Senai de Tecnologia começa a ser construído em MT

Com uma área construída de 6.038 mil m², o local servirá como um centro de referência para prestação de serviços de consultoria à indústria de todo o Estado e do Brasil em metrologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação. O IST faz parte do Programa Senai para Competitividade da Indústria. Sua inauguração é prevista para 2018.

2017
. . .
Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940